O Granito é um material muito antigo. Usado já há muitos anos, essa rocha ganha um espaço cada vez maior no mundo da arquitetura e decoração. Mas o que é essa pedra? Do que ela é feita? Onde pode ser usada?
Do que é feito
O Granito é uma rocha do tipo magmática muito comum no nosso planeta. Esse tipo de rocha é encontrado com facilidade e não possui estruturas internas, ou seja, ele é um material maciço.
Esse material natural é composto por uma combinação muito diversificada de minerais, como Quartzo, Mica e Feldspato.
Principais características
Por ser uma rocha magmática, o granito possui uma resistência muito grande aos diferentes efeitos e ações do tempo. Isso o torna uma rocha muito requisita e indicada aos profissionais que precisam de materiais em áreas externas e com alto tráfego.
Outra característica muito própria do granito é que ele possui um baixíssimo índice de absorção de líquido. Somando esse índice de absorção de líquido a uma alta resistência aos impactos e riscos, o granito acaba sendo um produto Top, muito indicado para lavatórios, balcões de diferentes tipos de estabelecimentos e ilhas com pias embutidas.
Sem contar que o granito se encontra no nível 7 na escala mols, uma escala que mede o grau de dureza de determinados materiais (o nível máximo é o 9, onde está o diamante).
Ou seja, o granito é um material extremamente aplicável, já que possui diferentes possibilidades de usos (locais em que pode ser aplicado), resistência diferenciada (6 a 7 na escala mols) e uma resistência muito grande à exposição aos raios solares.
Coloração
Por ser um material natural, o Granito possui diferentes cores. Elas podem variar desde branco, verde, azul, cinza, branco, preto e bege.
Só que, por ser 100% natural, esse material não possui uniformidade em suas cores. Ou seja, ele sempre vai possuir pigmentações (que são pequenos pontos que podem variar em tamanho e cores).
Ou seja, esse material sempre vai possuir pigmentações de diferentes tamanhos e formas, o que acaba desqualificando esse tipo de pedra na hora da compra caso o cliente queira uma pedra de cor uniforme.
Outro ponto que deve ser observado é que por ser uma pedra natural, o granito acaba dependendo muito de seus lotes. Ou seja, se você comprar uma chapa de granito hoje e comprar uma na semana que vem, ela pode possuir uma alteração significativa de cores e pigmentações.
Principais usos
Por ser um material muito resistente, o Granito acaba podendo ser usado em diferentes áreas sejam elas externas ou internas. Isso a torna uma pedra coringa, que pode se encaixar perfeitamente em diversos ambientes e projetos.
Os seus usos mais comuns (por uma questão de resistência mesmo) são em lavatórios de cozinha, bancadas de áreas comerciais, soleiras, pisos e para revestir paredes de áreas que fiquem em contato direto com sol e chuva