Mármores e Granitos

Acabamentos

Mármores e Granitos exóticos, a nova tendência do mercado
“Mármores exóticos” e “Granitos exóticos”. Provavelmente não deve ter sido a primeira vez que você ouve (ou nesse caso lê) essas palavras. Donos de uma presença marcante e uma beleza sem igual, os materiais exóticos abandonaram a ideia de serem apenas tendência e se tornaram realidade no mundo do design e arquitetura de alto padrão. Mas o que ainda fascina, é o que são esses materiais, e o que os torna tão diferentes dos outros.
 

Desvendando o mistério

Quando a gente fala de pedras, o papo sempre tem que ser longo e muito detalhado. Isso porque estamos falando de um material que foi criado pela própria natureza a centenas, talvez milhares de anos. Mas falando de uma forma bem resumida e simples, o segredo está na composição.

Alguns fornecedores desses materiais (que trabalham com a gente inclusive) gostam de dizer que os materiais naturais tendem a ser formados pelos mesmos minerais e nas mesmas quantidades. Mármores sempre são formados por calcário e Granitos sempre são compostos por feldspato e quartzo. E isso os torna materiais muito belos com composições fantásticas, mas, comuns. É exatamente nesse ponto que entra a principal diferença do material exótico. Ele é formado quando algum processo correu diferente do que se esperava.

Assim, podemos dizer que o material é exótico quando algo diferente acontece durante a sua formação. Essa diferença pode ser uma mudança na composição – diferentes níveis de minerais podem causar mudanças absurdas -, condições climáticas – alterações no clima podem gerar chuvas, e isso transforma o material em algo diferente – ou até condições naturais geológicas – terremotos, movimentações do solo e atividade vulcânica.

Não é atoa que o principal jargão de venda desse tipo de material é “esse material não existirá dentro de um período X”, já que ele realmente não voltará a existir.

Entendendo os padrões

Como dito acima, esses materiais trabalham com o imprevisível e com formas que muitas vezes chegam a ser misteriosas e hipnotizantes. Essa é a verdadeira essência dos materiais exóticos, trabalhar com cores diferentes, veios imprevisíveis e principalmente, um padrão visual inesquecível.

As cores desses materiais podem variar muito, pois eles são verdadeira obras de arte da natureza. Podem ser encontrados em cores básicas como preto, azul, verde e amarelo. Mas também podem ser encontrados em opções fabulosas, como prata, dourado, laranja, vermelho e outras tonalidades de cores mais básicas como o verde e o preto.

Assim como as pedras naturais, é muito importante verificar como esta a aparencia do lote atual, pois as diferenças podem ser tão grandes, que muitas vezes pode-se até desconfiar que não é o mesmo material.

Ou seja, peça para olhar uma foto do material presente no estoque ou para fazer aquela famosa “visitinha” na fábrica. Garanto que não vai se arrepender!

Mármores exóticos

Agora que já foi explicado um pouco sobre o material exótico e sua origem, é importante apontar alguns benefícios e curiosidades que chamam muito a atenção quando falamos em Mármores exóticos, e que algumas situações são esquecidos.

Os Mármores são materiais naturais, compostos por rocha calcária e formados a partir de movimentação vulcânica. Por isso, ele acaba sendo um material mais poroso do que outros da categoria de materiais naturais.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam (e a gente ouve essa dúvida com uma certa frequência), ele é um material resistente e que com uma boa impermeabilização pode ser um dos melhores – e mais duradouros – investimento para o seu projeto/casa/escritório.

Resistência e durabilidade

Os Mármores exóticos tem como base em sua composição, diferentes níveis de calcário que podem transformá-lo em uma rocha mais resistente ou mais porosa (como já tinhamos falado, as variações podem ser muito grandes). Geralmente, eles acabam sendo mais resistentes e tem cores inacreditáveis.

Por conta disso, o Mármore exótico é considerado um material resistente, mas que exige alguns cuidados na hora de ser limpo e conservado, tudo afim de manter aquele visual impecável e luxuoso que o ambiente ganha com esse tipo de pedra.

Aplicações

Todos os Mármores são suscetíveis a manchas de vinho ou ácidos (apenas alguns são resistentes a essas manchas). Portanto, eles são indicados para áreas internas, sempre em banheiros, lavabos e quartos, áreas que não tenham exposição direta ao sol ou que sofram com a chuva.

E lembre-se, uma boa impermeabilização pode transformar o seu material em algo ainda mais resistente, mas ainda assim, nunca é recomendada aplicação na cozinha ou áreas que tenham contato direto com a gordura e utensílio comumente encontrados nesses espaços (é uma precaução entende?).

 

Vantagens e desvantagens

Assim como tudo na vida, Mármores exóticos possuem vantagens e desvantagens, e nós separamos elas para você ter tudo anotadinho.

A principal vantagem de qualquer Mármore é o ar de luxo e poder que ele confere ao ambiente. Isso tudo é uma questão de contexto histórico (já que desde sempre esse material fora utilizado em grandes edíficios oficiais e luxuosos do mundo), mas é a nossa realidade.

Outro grande benefício é o valor que esse material agrega aos projetos, já que o Mármore é um material nobre e puro.

Como o Mármore exótico é único, ele apenas amplifica todos esses benefícios incríveis citado acima, só que um toque um pouco mais rústico e misterioso (é o material perfeito para quem quer literalmente “inovar o clássico”).

A principal desvantagem desse material é que ele é um pouco mais delicado que outros materiais naturais, ficando a frente apenas do limestone. Infelizmente, quando o Mármore é colocado ao lado de quartzos industrializados ele acaba sendo deixado de lado por ser suscetível a manchas de gorduras e outros líquidos ácidos.

Mármores Exóticos = Cores Exóticas

As cores desses materiais costumam combinar de uma forma mais completa, chegando a ser unificada. Por isso, os veios casam perfeitamente com as cores do fundo, criando uma beleza rara.

Como esse é um material diferente de tudo o que estamos habituados a ver e ainda é considerado uma tendência do mercado, separamos algumas cores para você poder ver a diferença que um material desse pode oferecer ao seu projeto. Chega a ser poético não?

E claro, para mais opções de mármore exótico você pode.

 

Granitos exóticos

 

Os Granitos exóticos estão entre os materiais exóticos mais bem aceitos pelo mercado de pedras. Diferentes dos Mármores, eles já estão em circulação no universo da arquitetura e design a muito mais tempo, só que geralmente com outros nomes.

Um dos melhores exemplos disso é o amado Granito ás de paus. Ele pode ser considerado uma das variações do tradicional branco polar. Claro que, com uma padronagem de pigmentação totalmente diferente das que já são oferecidas pelos materiais normais, mas ainda assim, é uma variação.

Outras das variações mais famosas desses materiais são os Granitos centauros e o sargitário, que são variações um do outro, possuindo uma incidência maior ou menor do laranja e do preto.

Ou seja, todos os Granitos exóticos são variações mais sofisticadas e raras dos Granitos comuns, que é claro, sempre criam aquele ar diferenciado nos ambientes em que é aplicado, seja de forma sútil, ou extravagente.

Esses materiais possuem uma composição geológica muito semelhante a do Granito tradicional, uma combinação natural de quartzo, calcario e feldspato. Porém, como já foi explicado nessa matéria, ele possui diferentes níveis de quartzo e feldspato, que são os minerais que de fato criam essas pedras espetaculares.

Resistência e durabilidade

 

Os Granitos são conhecidos mundialmente pelo seu fator custo/benefício. Consideradas pedras com uma resistência muito grande e um valor de investimento relativamente menor quando comparados a outros materiais, ele é considerado o “topa tudo” do ramo de pedras.

Além de ser muito resistente a pancadas, ele não sofre com o derramamente de líquidos ácidos como o vinho, e tolera tranquilamente a presença de gordura, já que a taxa de absorção de gorduras e líquidos desse material é muito baixa.

Também é muito resistente a exposição direta aos raios solares e a chuva. Isso possibilita até instalação em área externa ou em uma churrasqueira por exemplo.

Aplicações

Bom, o Granito exótico é o material exótico que oferece o maior número de possibilidades de instalação. Como ele é muito duro, acaba reagindo muito bem a pancadas ou riscos (em casa de riscos na placa, um polimento bem feito já resolve a situação). Sem contar que nem precisamos falar desse material dentro das cozinhas, já que com certeza você já teve ou viu alguém que tinha essa pedra em casa.

Também é uma excelente opção quando falamos de área externa, já que essa pedra é imune à exposição de luz do sol e/ou chuva. Experimente também aplicá-la no piso, é uma experiência única!

 

Benefícios e vantagens

 

O Granito é um dos nossos campeões de vendas, perdendo apenas para os quartzos industrializados (que são os queridinhos do mercado nacional). Tudo isso por conta do fator custo/benefícios.

É uma pedra que possui um valor de investimento inferior a outros materiais enquanto oferece em troca uma resistência muito grande.

Diferente de outras pedras naturais, ele pode ser aplicado em praticamente qualquer área – seja ela interna ou externa – sem medo, pois é um material que não sofrerá alterações com o tempo ou com líquidos.

A principal desvantagem desse material não é exatamente um ponto negativo, e sim uma característica natural. Você nunca encontrará um Granito que não possua pigmentação. Sejam ela mais aberta ou mais fechada, todos eles oferecem padronagens que possibilitam composições interessantes, mas que em muitas situações são descartadas quando comparadas as cores homogêneas das opções industrializadas.

 

E as cores dos Granitos exóticos?

De fato, as opções de cores são limitadas quando falamos em Granitos, mas os materiais exóticos sempre nos surpreendem.

As cores mais encontradas são variações de preto e branco (que podem ir do branco absoluto ao gelo ou cinza), verde, azul, amarelo, laranja e em alguns casos até o vermelho (a Red Dragon é um exemplo de pedra vermelha que oferece composições fantásticas).

Tudo vai depender do lote e da necessidade do projeto. Mas não tem problema, separamos algumas opções dentro do nosso portfólio de Granitos exóticos para você se familiarizar!

 

Quartzitos Exóticos

 

É, esse material não estava no esboço original e tantos materiais exóticos de uma vez podem confundir, mas não poderíamos deixar de falar dele.

Provavelmente você já deve ter visto muitos Quartzitos na sua vida, mas infelizmente não sabia o que eles de fato eram. Mas como agora existe essa diferenciação, você precisa saber que tem muito Quartzito sendo vendido como Granito por aí.

SIM! Muitos marmoristas do mercado acabam vendendo Quartzitos como Granitos por falta de informação ou um laudo geológico. Claro que para o cliente pode ser uma coisa positiva (já que Quartzitos possuem um valor de investimento superior ao do Granito), mas ainda assim, é importante reconhecer ao menos as suas diferenças.

 

Composição

 

Por incrível que pareça, o Quartzito e o Granito possuem composição muito semelhantes, mas quando pegamos para olhar bem de perto, lá nos minerais presentes na terra, a principal diferença entre eles é o quartzo. Daí vem o nome Quartzito.

A resistência de uma Quartzito é muito superior, exatamente por ter essa concentração maior de um dos materiais mais resistentes da natureza (que inclusive precisa ser cortado com equipamentos diamantados de ultima geração).

 

Aplicações

O Quartzito possui dureza superior (escala mols) ao Granito, e por isso pode ser usado em praticamente todo tipo de ambiente, sejam eles internos ou externos.

Como em sua estrutura a concentração de Quartzo é muito grande, ele acaba sendo extremamento duro e resistente a praticamente todas as situações que um material natural poderia enfrentar, como líquidos ácidos, utensílios abrasivos e/ou cortantes e até o sol ou chuva.

 

As cores do Quartzito

Os Quartzitos possuem cores fantástica. Com tons que passeiam entre os tons encontrados em todos os materiais naturais, essa pedra funde de forma harmonica e heterogênea cores, veios e pigmentações.

O resultado é sempre uma composição fantástica. Separamos algumas das cores que temos disponíveis em nosso catálogo, só para você ter uma noção do que estamos realmente falando.

 

Resumo

Todos esses materiais exóticos são 100% naturais e já podem ser considerados queridinhos no mercado nacional e internacional de pedras.

É claro que aqui no Brasil, esses materiais ainda não são os mais procurados (já que as opções industrializadas ainda são as favoritas do consumidor brasileira), mas ainda assim, vale a pena investir um pouco mais em um material superior em resistência e como você mesmo pôde ver nessa matéria, inesquecível!

 

 

 

 

 

 

 

Mais Dicas e novidades